Auxílio Creche destina-se a viabilizar a presença do discente mãe/pai nas aulas e outras atividades acadêmicas do CPT-ETS/UFPB, contribuindo para subsidiar despesas com um filho(a) de até 03 anos, 11 meses e 29 dias que esteja legalmente sob sua responsabilidade. A concessão do auxílio ocorrerá somente a um dos pais, quando ambos forem alunos do CPT-ETS/UFPB.
Apoio ao Estudante com Deficiência
Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA/UFPB é uma assessoria especial que presta atendimento aos alunos com deficiência tendo em vista a “identificação das demandas individuais da comunidade acadêmica possibilitando soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação visando à melhoria da qualidade do atendimento educacional oferecido pela instituição e para garantir a acessibilidade em todos os âmbitos”.
Auxílio Formação visa inserir o estudante em setores institucionais do CPT-ETS, com o objetivo da integração social e aperfeiçoamento profissional, de modo a complementar o processo de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas e vinculadas, prioritariamente, a área de formação do estudante.
a) O turno de desenvolvimento das atividades será consoante a necessidade informada pelos setores do CPT-ETS e a disponibilidade do estudante.
b) O estudante deverá dedicar 10 horas semanais/40 horas mensais para as atividades relacionadas ao Auxílio Formação.
Auxílio Instrumental para inclusão digital, em caráter excepcional, temporário, pessoal e intransferível, tem por finalidade contribuir para que os(as) estudantes dos cursos técnicos presenciais do CPT-ETS/UFPB, matriculados em componentes curriculares, tenham condições de acesso à internet, de modo a oportunizar sua participação nas atividades acadêmicas desenvolvidas nesse período.O Auxílio Instrumental, concedido em parcela única, objetiva contribuir para que os estudantes matriculados, possam adquirir equipamento de tecnologia de informação (TI), tais como computador (desktop, chromebook ou notebook) ou tablet, para acompanhar as aulas.
Auxílio Moradia é uma ajuda de custo para subsidiar despesas com habitação, como locação de imóveis ou acordos informais de moradia, e se destina aos discentes com referência familiar e residência domiciliar fora da sede do município onde está instalado o CPT-ETS/UFPB. É vedada a inscrição/concessão para Auxílio-Moradia aos estudantes que possuem núcleo familiar residindo no município de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo.
Auxílio PROEJA visa contribuir com as condições de permanência e êxito dos estudantes matriculados em curso técnico ofertado na forma concomitante ao Ensino Médio, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA possibilita o acesso ao estudo a pessoas que interromperam o processo educativo escolar. O Auxílio PROEJA corresponde a uma bolsa mensal, paga em pecúnia nos meses letivos do CPT-ETS/UFPB.
Auxílio Instrumental para inclusão digital, em caráter excepcional, temporário, pessoal e intransferível, tem por finalidade contribuir para que os(as) estudantes dos cursos técnicos presenciais do CPT-ETS/UFPB, matriculados em componentes curriculares, tenham condições de acesso à internet, de modo a oportunizar sua participação nas atividades acadêmicas desenvolvidas nesse período. O Auxílio Instrumental, concedido em parcela única, objetiva contribuir para que os estudantes matriculados, possam adquirir equipamento de tecnologia de informação (TI), tais como computador (desktop, chromebook ou notebook) ou tablet, para acompanhar as aulas.
Auxílio Restaurante Universitário – (Almoço ou Jantar) permite o acesso ao restaurante universitário em dias letivos. O estudante contemplado com o auxílio terá acesso ao restaurante para refeição de almoço ou jantar, de acordo com os dias letivos que o discente possui os componentes curriculares matriculados. O almoço será ofertado aos estudantes dos cursos matutino ou vespertino, enquanto que o jantar será ofertado aos estudantes dos cursos noturnos do CPT-ETS/UFPB.
Auxílio Transporte é uma ajuda de custo aos estudantes para locomoção diária no trajeto residência-CPT-ETS e CPT-ETS-residência durante dias letivos, de acordo com o calendário acadêmico, para viabilização do transporte necessário à sua frequência nas atividades acadêmicas nas aulas, e está subdividido em: Transporte Urbano e Intermunicipal.
Última atualização: terça-feira, 2 de dezembro de 2025