
Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos serão ministrados por instituições públicas.
O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. A estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos.
A partir do segundo semestre de 2017, a Rede foi ampliada com a oferta de cursos do MedioTec EaD, destinada a jovens de 15 a 19 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede públicas de educação. São oferecidos 11 cursos (Administração, Agroindústria, Agronegócio, Contabilidade, Cooperativismo, Finanças, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Qualidade, Química e Redes de Computadores) para 2.814 alunos.
O MedioTec EaD é uma iniciativa da Rede e-Tec Brasil destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas de educação, socialmente vulneráveis, com idade de 15 a 19 anos, de maneira a promover-lhes uma formação técnica concomitante à formação regular, buscando ampliar as chances de inserção profissional do jovem brasileiro quando da conclusão da etapa regular da educação básica. No Rio Grande do Norte, o MedioTec EaD ofertará cursos técnicos a distância com encontros presenciais através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), do Instituto Metrópole Digital (IMD) e da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), sob a coordenação do e-Tec.
José Moreira da Silva Neto
(Coordenador Geral Adjunto)
– Curso Técnico em Guia de Turismo
– Curso Técnico em Análises Clínicas
– Curso Técnico em Cuidado de Idosos
– Curso Técnico em Meio Ambiente
Polos
Última atualização: terça-feira, 2 de dezembro de 2025